As Habilidades refletem a educação e o treinamento que o personagem adquiriu no decorrer de sua vida bem como suas origens e interesses. As habilidades podem ser adquiridas no momento de criação da ficha ou em On game por passar por alguma experiência de aprendizado ou à dura experiência. Ex: Um jovem recruta aprende a atirar em sua academia militar, contudo, um gangster aprende a atirar para se encaixar no seu grupo e sobreviver.
Como os Atributos as Habilidades são divididas em 3 categorias genéticas: Mentais, Físicas e Sociais, respectivamente nessa ordem, e obedecem o mesmo princípio utilizado nos Atributos, são dados os pontos, 11, 7 e 4 para que seja distribuído cada um em uma categoria, onde os pontos vão ser distribuídos fica ao critério do jogador. Novas habilidades podem ser adquiridas durante a crônica do jogador, ou este pode treinar uma habilidade que já possui através de pontos e Experiência.
ÍndiceCada habilidade varia de 1 a 5, conforme a quantidade de estrelas forem maiores, maior será o conhecimento e maestria nessa área.
✩ - Aprendiz, conhecimentos e/ou técnicas fundamentais.
✩✩ - Praticante, conhecimento prático e/ou técnicas consistentes.
✩✩✩ - Profissional, conhecimento e/ou técnicas minuciosas e abrangentes.
✩✩✩✩ - Especialista, conhecimento e/ou técnicas excepcionalmente aprofundadas.
✩✩✩✩✩ - Mestre, conhecimento e/ou técnicas de profundidade insuperável. Um expoente na área.
Sub Habilidades são as especializações em cada habilidade, cada player pode ter 3 Especializações, podendo ter 3 em uma única habilidade ou 1 em cada, vale lembrar que caso uma habilidade tenha 2 Sub-Habilidades, é necessário possuir 2 Especializações nesta, caso tenha somente 1, só poderá escolher 1 Sub-Habilidade.
Mentais
As Habilidades mentais são a aplicação da perspicácia e concentração do personagem, como por exemplo: a análise de uma cena de um crime. A maioria dessas habilidades são adquiridas após algum tempo de educação formal , alguns personagens com Habilidades Mentais elevadas podem até mesmo reivindicar um diploma e até um doutorado em seu campo de estudo.
Inaptidão: Caso o personagem não tenha a Habilidade mental exigida pela ação, o personagem ainda poderá realizar uma tentativa. Porém, é necessário realizar o teste usando apenas o Atributo, sujeito a uma penalidade de -3 em seu modificador.
- Ciências:
- Erudição:
- Sub-Habilidade:
- Informática:
- Sub-Habilidade:
- Investigação:
- Sub-Habilidade:
- Sub-Habilidade:
- Medicina:
- Sub-Habilidade:
- Ocultismo:
- Ofícios:
- Sub-Habilidade:
- Sub-Habilidade:
- Política:
Físicas
- Armamento :
Armamento
- Armas de Fogo :
Armas de Fogo
- Briga :
Briga
- Condução :
Condução
- Dissimulação :
Dissimulação
- Esportes :
Esportes
- Furto :
Furto
- Sobrevivência :
8
Sociais